NO TACHO 











Boa tarde e votos de um excelente resto de quinta-feira para todos! 

Antes de apresentarmos os primeiros "convidados" do nosso terceiro prato da nossa rubrica No Tacho, recordamos-vos o nosso desafio. Se algum dos nossos amigos adivinhar o nome do prato (à medida que formos divulgando os ingredientes que irão compor este nosso terceiro tacho) teremos todo gosto em oferecer uma refeição completa (Menu "O Alentejo à Mesa") para duas pessoas válido para qualquer fim de semana no Restaurante Armazém Central nas Minas do Lousal. Dirigimos igualmente um cumprimento muito especial ao último vencedor da nossa rubrica NO TACHO, o nosso amigo na plataforma Facebook, Nuno Miguel.

Desta feita começamos por vos apresentar os compadres Grão e Feijão Verde.

O compadre grão-de-bico é uma excelente e barata fonte proteica. Possuí um teor calórico baixo, com grande concentrado em fibra, ferro, zinco e vitamina E. Assumindo desta forma um papel positivo nos níveis de colesterol e na prevenção da diabetes tipo II, do cancro e da obesidade. Ao longo dos anos o seu consumo foi relativizado, devido à conotação social negativa que acarretava. Contudo em Portugal e no nosso querido Alentejo o seu consumo acontece com frequência e está presente em inúmeras iguarias regionais, fazendo parte de sopas e pratos tradicionais. Quem não comeu já um belo Bacalhau com Grão? Ou Grão com Atum, com coentrinhos, alho e cebola picados e ovinho, temperados com limão fresco e azeite É um festival de sabores!

O compadre feijão verde não é mais do que a vagem do feijão seco, colhida antes do desenvolvimento das sementes. As vagens podem ter várias tonalidades, podendo apresentar-se totalmente verde ou verde riscado ou até com uma tonalidade roxa. Da vagem à semente, tudo, exceptuando as "linhas" e os "bicos", pode ser consumido. Tem um baixo valor energético e é rico em vitaminas e minerais. Além disso, são boas fontes de fibra alimentar. A época do feijão verde estende-se entre o verão e o outono. Quem não comeu já uma deliciosa sopa de feijão verde ou uns deliciosos peixinhos da horta?

Quais são as receitas que mais apreciam com estes dois compadres?

No prato e no trato Restaurante Armazém Central, a tradição em gastronomia Alentejana.

Sem comentários:

Enviar um comentário