NO TACHO














Bom dia a todos. 

Antes de apresentarmos a próxima "convidada" da nossa rubrica No Tacho, propomos-vos o seguinte desafio...
Se algum dos nossos amigos adivinhar o nome do prato (à medida que formos divulgando os ingredientes qu

e irão compor o nosso tacho do mês de Novembro) teremos todo gosto em oferecer uma refeição completa (Menu "O Alentejo à Mesa") para duas pessoas válido para qualquer fim de semana no Restaurante Armazém Central nas Minas do Lousal.

Depois deste desafio, para o qual estão todos convidados a participar, apresentamos-vos a "convidada" de hoje, a Excelentíssima Cebola.

Rica em fibras, sais minerais e vitaminas, a cebola granjeia, um pouco por todo o mundo, de grande simbolismo para algumas culturas, sendo-lhe inclusivamente atribuído poderes medicinais e virtudes afrodisíacas. Por exemplo, no Alentejo o chá de casca de cebola é muito utilizado para fazer face ás desagradáveis gripes e rouquidão.

A cebola é uma planta extremamente versátil em termos alimentares e culinários, de teor calórico baixo (33 Kcal. por 100 gramas), é consumida crua, estufada, frita, assada ou cozida. A cebola é utilizada em quase todos os pratos de gastronomia Portuguesa, particularmente na Alentejana. É bastante utilizada na composição de diversas receitas de saladas.

Uma das propriedades fundamentais que a cebola contém é a capacidade antioxidante, que tem um papel fundamental na prevenção do cancro e das doenças cardiovasculares.

Como toda a bela, a cebola também tem um senão. O corte. Quem é que ainda não chorou ao descascar e cortar uma cebola? Uma forma eficaz de evitar o transtorno para os olhos é evitar cortá-la em rodelas e ter com um fio de água corrente de forma a minimizar as substâncias libertas pelo corte. No Alentejo utiliza-se um palito na boca, enquanto a cebola é cortada.

Quais as receitas que mais apreciam com a Excelentíssima Cebola?


Sem comentários:

Enviar um comentário